sábado, 13 de novembro de 2010

Moda ou falta de noção?

Acho que estou meio fora de moda.

O meu tempo já passou.

Esse aí parou no tempo.

Frases como estas são ditas a todo instante e se não tivermos cuidado ouviremos bastante. O mundo muda e nessa mudança surge a cobrança para que mudemos também. Assim, o fluxo é contínuo e sai arrastando todos feito uma pororoca num belo dia ensolarado. Temos que obedecer a regras para nos vestir, regras para comer, regras para falar e muitas outras. E estas regras estão sempre mudando não se sabe onde nem por quem. Temos que seguir fielmente ou ficaremos para trás, seremos engolido pelas ondas da moda. Ontem, andando pela rua tranquilamente vi passar uma jovem garota trajando um short curtinho em que os bolsos que deveriam estar por dentro estavam aparecendo. Achei um pouco feio e sendo feio ou é falta de noção ou moda. Mais adiante vi outra com o mesmo tipo de short, em seguida outra. Nossa!!! Só pode ser moda. Três ou mais usando o mesmo estilo tem que ser moda. Eita!!! Essa tal de moda é um barato. Quando uma pessoa está mal vestida é falta de noção, mas quando várias pessoas estão mal vestidas é MODA.

Estive pensando o seguinte:

Como não importa o que vestimos e sim quantas pessoas vestem o mesmo estilo, para lançar moda basta fazer qualquer coisa diferente e convencer o maior número de pessoas a usar. Pronto! Está lançada a mais nova moda do momento. Não é uma questão de estética e sim de popularidade. Quando vejo aquelas roupas antigas em fotos velhas, imagino quem teria a capacidade de usar isso. Porém, alguém lá naquele tempo ao me ver se perguntaria a mesma coisa. Vale assim, a criatividade de inovar e o poder de persuasão para fazer com que várias pessoas usem também. Quando a criatividade acaba ou está em crise basta pegar algo antigo e fazer de novo. O que já passou e voltou é vintage que também está na moda. São ‘remakes’ da moda. Fazem remakes de filmes, novelas e até da moda.

Se você sofre por dizerem que está fora de moda, não fique triste nem tente mudar. Tente persuadir mais pessoas a compartilhar seu estilo. Uma dica infalível é colocar a etiqueta de uma marca famosa, muitos usarão pela marca apenas.

O fato é que a moda está aí presente no nosso cotidiano, influenciando opiniões, manipulando estilos e rotulando personalidades. Pode não fazer sentido algum, mas tem um enorme poder na sociedade. Sem falar que é economicamente bem lucrativa.

Um comentário:

  1. Humm tenho uma teoria isaac!!ao mandar confeccionar a bermuda deve ter faltado tecido para cobrir os bolsos que ficaram amostra,então a cliente ou as três talvez amigas ja que viu 3pessoas usando, "criativas" ou "SEM NOÇÃO" resolveram usar os shorts assim mesmo,para não perder o que ja tinha feito!!...e ai uma boa teoria!!!...se surgir mais shorts veremos que realmente é moda... e que moda em!!e se essa pegar sei que daqui a algum tempo bem próximo se algum maluco ou maluca por a cueca por cima da calça e calcinha sutiã por cima também a moda pega rapidinho!...rsrsrrs e você aderia essa?kkkkk

    ResponderExcluir